logo colégio lato sensu

6 dicas para criar uma rotina de estudos eficiente

Desde pequenos, os alunos estão acostumados a ouvir de seus responsáveis e professores sobre a importância de estudar e realizar as tarefas, porém criar esse hábito pode ser desafiador. Muitas vezes, os adolescentes não compreendem o papel que os estudos desempenham em seu futuro, mas manter uma rotina estruturada que contemple suas necessidades traz segurança e tranquilidade para encarar os compromissos e desenvolver autonomia na vida escolar. Pensando nisso, o Colégio Lato Sensu preparou uma lista com 6 dicas para você e seu filho organizarem uma boa rotina de estudos.

  1. Crie uma agenda

Como em quase tudo na vida, organização é a palavra-chave para se criar uma rotina de estudos. Crie um cronograma com o que deve ser estudado a cada dia e mantenha horários fixos. Dedique algumas horas do dia exclusivamente para os estudos, até que isso se naturalize, e não se esqueça de incluir alguns intervalos na programação. Momentos de lazer e de descanso também são importantes para manter a mente descansada e os pensamentos em dia.

  1. Encontre um local adequado

Para tornar o estudo um hábito, é preciso criar um ambiente agradável e favorável ao aprendizado, livre de interferências externas, silencioso, bem iluminado, com espaço para os materiais e, acima de tudo, que seja confortável. O aluno deve assimilar determinado espaço da casa como um ambiente especialmente voltado para esse momento, o que pode tornar a atividade mais produtiva.

  1. Livre-se de distrações

Atualmente, os jovens possuem diversas alternativas para se divertir, e se distanciar delas pode ser o maior dos desafios. Smartphones, televisores, videogames, brinquedos e computadores devem ficar distantes durante os estudos, a menos que sejam usados para fins de aprendizado.

  1. Conte com a ajuda da escola

A escola deve educar os alunos dentro e fora da sala de aula. Contar com o apoio dos profissionais que acompanham diariamente o desempenho escolar da criança pode ajudar na organização da rotina de estudos, inclusive com sugestões sobre os melhores caminhos para que o aluno se acostume e obtenha sucesso.

  1. Estabeleça objetivos e incentive

Para que essa rotina realmente se torne parte da vida do aluno, ele precisa entender os motivos de tudo isso, e tarefas feitas somente por obrigação tornam o processo muito mais difícil. Por isso, demonstre para a criança as vantagens de estudar e como isso vai ajudar no seu desenvolvimento. Estabeleça objetivos e metas para que ela se sinta motivada a cumprir com suas responsabilidades e pense em maneiras de recompensá-la pelo esforço. Se possível, participe dos estudos, confira, elogie e até critique quando necessário. O trabalho conjunto pode diminuir o desgaste e deixar a rotina mais leve e amigável.

  1. Não cobre demais

É claro que, após muito esforço, o único resultado esperado é o sucesso. Porém, nem sempre esse é o caso. Alguns alunos podem ter as mais diversas dificuldades com o conteúdo e com os novos hábitos, então o retorno imediato nem sempre pode ser o ideal, mas não se preocupe. Cada estudante se desenvolve no seu tempo, e aumentar a pressão pode dificultar ainda mais o processo de desenvolvimento. Afinal, aprender não é apenas uma nota no boletim, mas uma bagagem que se leva para a vida.

 

Postado porLais Ellena

Postado em9 de novembro de 2020


Palavras chave:

Blog do Lato

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar