(BNCC) Ensino fundamental: definição e diretrizes, confira!

By 1 de março de 2021novembro 22nd, 2022Ensino Fundamental
Alunos do Ensino Fundamental do Lato Sensu em sala de aula

*Foto tirada antes da pandemia do Coronavírus

Depois que a criança passa pela primeira etapa da Educação Básica, ela entra para o Ensino Fundamental, período em que começará, na prática, a estudar as matérias do currículo base ao mesmo tempo que continuará o seu desenvolvimento e descobrimento pessoal.

No post, explicaremos no que consiste o segmento do Ensino Fundamental, qual a sua importância para o desenvolvimento dos estudantes, o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino Fundamental anos iniciais e finais fala sobre essa etapa e como ocorre esse processo na prática. Boa leitura!

O que é o Ensino Fundamental?

O Ensino Fundamental completo faz parte da Educação Básica e compreende do 1º ao 9º ano. Ela é dividida em duas etapas, sendo a primeira do 1º ao 5º ano, chamada de Ensino Fundamental 1 e do 6º ano ao 9º, o Ensino Fundamental 2.

De acordo com o Ministério da Educação, crianças entre 6 e 10 anos devem estar no Ensino Fundamental 1, e dos 11 aos 14, devem frequentar o Ensino Fundamental 2, sendo este último um período de transição do aluno para a adolescência e também para o Ensino Médio, posteriormente.

É no segmento do Ensino Fundamental que as crianças e adolescentes iniciam um processo de estudo e acompanhamento de forma estruturada e segmentada entre as disciplinas do currículo. É nessa etapa também, que os conteúdos e atividades tornam-se gradualmente mais complexos, assim como o desenvolvimento físico, emocional e social dos alunos passa por uma série de mudanças sob as quais corroboram o progresso e desenvolvimento da autonomia.

Qual a sua importância?

Esta etapa da Educação Básica é extremamente importante no desenvolvimento dos alunos, uma vez que este segmento aborda os conteúdos base que auxiliarão os estudantes nos próximos anos de estudo, além de ensinar conhecimentos diversos que preparam os alunos para outros contextos para além do âmbito acadêmico, mas para a vida.

Nesta etapa de ensino, as habilidades sociais são desenvolvidas e potencializadas, isto porque os alunos são expostos a situações de convivência em grupo, desafios individuais e coletivos aos quais são mola propulsora para o alcance dos seus objetivos pessoais.

Sendo assim, o ingresso da criança no Ensino Fundamental é obrigatório, pois é uma etapa essencial para o seu desenvolvimento como profissional e cidadão responsável, aprendendo e aplicando valores básicos da convivência em sociedade.

O que a BNCC Ensino Fundamental diz?

Primeiramente, é preciso entender mais sobre o que é a BNCC.

A Base Nacional Comum Curricular, é um documento normativo para as escolas brasileiras que apresenta as competências (gerais e específicas), as habilidades e aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver e aprender ao longo de toda a Educação Básica.

A BNCC vale para todo o território nacional, independentemente da rede escolar (pública ou particular). A partir desse documento as escolas construíram suas propostas atendendo as necessidades dos estudantes, suas possibilidades e interesses, respeitando suas identidades linguísticas, étnicas e culturais. Dessa forma, a implementação da Base Nacional Comum Curricular visa a garantia da igualdade e equidade no ensino das escolas brasileiras.

Como é o Ensino Fundamental no Colégio Lato Sensu?

Durante a etapa do Ensino Fundamental, buscamos envolver as crianças em uma rotina consistente de estudos, rica em atividades e experiências, para que assim, desenvolvam suas habilidades, conhecimentos e ampliem seu repertório cultural.

No plano de aula do Ensino Fundamental 1, a parceria entre a escola e a família é fundamental no acompanhamento das crianças. Nesta etapa, a introdução paulatina da rotina de atividades e a articulação com as experiências lúdicas e o foco no acompanhamento individual, ampliam o desenvolvimento dos campos da oralidade, processos de percepção, compreensão,  aprimoramento do sistema de escrita alfabética e outros sistemas de representação mais complexos. Suas descobertas são potencializadas, tornando a aprendizagem mais significativa.

Já na (BNCC) Ensino Fundamental Anos Finais, o processo de desenvolvimento da autonomia é fortalecido e o foco na rotina de estudos é intensificado. Nesta etapa, os estudantes contam com uma equipe de suporte responsável pelo direcionamento e auxílio nas atividades e desafios cada vez mais complexos que se apresentam ao longo das séries, sobretudo devido a necessidade de se apropriarem das diversas lógicas de organização do conhecimento das diferentes áreas.

Além disso, o marco nesta etapa, que corresponde à transição da infância para adolescência, conta com o apoio técnico e docente para o trabalho no campo das competências socioemocionais. Nessa direção, a escola contribui amplamente nos objetivos e projetos de vida dos alunos.

Depois de entender melhor o que é a Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Fundamental e compreender como é o trabalho do Lato Sensu, você poderá ter uma maior confiança de que o seu filho realmente estará aprendendo habilidades e valores essenciais  que o auxiliarão na vida pessoal, profissional e social.

Não perca tempo: matricule seu filho agora no melhor colégio particular de Manaus! Estamos com Matrículas Abertas!

Quero saber sobre matrículas!