logo colégio lato sensu

Desenvolvimento da autonomia: 5 atividades para Educação Infantil

[caption id="attachment_29056" align="aligncenter" width="970"]Aluna do Ensino Infantil do Lato Sensu *Foto tirada antes da pandemia do Coronavírus[/caption]

Para as atividades para Educação Infantil, as crianças devem ser estimuladas a conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, aprendendo a tomar suas próprias decisões, realizar algumas atividades do dia a dia. A família e escola devem trabalhar em parceria para a construção desse processo de autonomia da criança.

Neste post, explicaremos qual a importância do desenvolvimento Infantil nessa fase dos estudos, além de dar algumas dicas de como desenvolver essa capacidade e como o colégio Lato Sensu lida com ela durante o dia a dia das crianças em seu ambiente educacional.

Qual a importância do desenvolvimento da autonomia?

Deixar as crianças terem suas próprias experiências é fundamental para elas. Nesse sentido, estimular a autonomia é um processo que deve ser construído, pois contribui com a formação de características essenciais para o desenvolvimento da criança que vão além das funções sociais. 

Com o desenvolvimento da identidade e da autonomia na Educação Infantil, as crianças vão se reconhecendo como protagonistas de suas ações ao tomar iniciativas, explorar a comunicação/opinião, trabalhar a criticidade, fazer suas escolhas, exercitar sua criatividade etc. 

Como desenvolver a autonomia das crianças?

Agora que você entendeu qual a importância da autonomia para o desenvolvimento infantil, daremos algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas tanto no ambiente escolar quanto em casa, para que as crianças possam se tornar mais independentes.

Deixar que a criança realize algumas atividades domésticas

Em casa, a criança já pode começar a fazer algumas tarefas domésticas simples, como arrumar a sua cama, ajudar a colocar a mesa, guardar seus brinquedos etc. Dessa maneira, ela começará a ter noções de organização e de que a autonomia também envolve o cumprimento de algumas obrigações.

É importante que as crianças participem da rotina doméstica e tenham consciência dos deveres que essa rotina implica.

Oferecer variadas opções de rotina

Planeje diferentes atividades no dia e deixe que a criança exerça seu direito de escolha.  Por exemplo: deixe que ela decida se hoje é dia de ir brincar em um parque, ou brincar no quintal de casa com os pais, escolhendo sua brincadeira preferida.

Além disso, sempre que for inserir algumas modificações na sua rotina, como matriculá-la em um curso, compartilhe com a criança a respeito de seus planos com ela e ouça sua opinião. Vocês poderão decidir juntos o que fazer.

Deixar a criança usar a internet como meio de exercitar a sua autonomia

A internet pode ser um meio de auxiliar no desenvolvimento da criança, caso seja utilizada da maneira correta. Proponha para a criança que ela decida uma história de literatura infantil e leia para ela. Outras sugestões são pesquisar junto à criança uma brincadeira realizada em outra região e brincar com ela ou mesmo pesquisar ideias para inspirar os desenhos produzidos por ela.

Acordar responsabilidades diárias com as crianças

Seguindo a ideia de ajudar nas atividades domésticas, é interessante que as crianças tenham algumas responsabilidades diárias em casa, seja a realização dos deveres de casa, seja arrumar seus brinquedos antes de ir para o colégio, arrumar suas próprias roupas nas gavetas, arrumar sua própria cama, ajudar a mãe a preparar algumas refeições etc.

Isso fará com que elas sejam responsáveis e ajudará na formação de hábitos, além de entenderem que essas atividades são necessárias e que são, até mesmo, benéficas para elas.

Fazer brincadeiras que desenvolvem a autonomia da criança

É possível aprender muita coisa brincando, inclusive autonomia e independência. Jogos de tabuleiro e estratégia ajudam as crianças a cumprirem regras e tomarem escolhas por si próprias, além de lidarem com as suas consequências.

As brincadeiras são ótimas para ensinar as crianças. Elas são muito eficientes para estimular o desenvolvimento da autonomia infantil, é importante usá-las para que, de alguma forma, as crianças expressem sua criatividade e exponham o modo como interpretam o mundo ao seu redor.   

Além disso, algumas brincadeiras mais habituais, como, quebra-cabeça, esconde-esconde, amarelinha, estátua e batata-quente, estimulam na criança autonomia, além do desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio lógico, equilíbrio, atenção e senso crítico.

O próprio ato de deixar a criança escolher as brincadeiras que quer fazer é uma maneira de exercitar a sua autonomia infantil. Em alguns momentos, certas atividades não serão possíveis, e é importante que as razões para isso sejam claras para as crianças, já que elas precisam aprender a lidar com a frustração, bem como a improvisar. 

Como o Colégio Lato Sensu desenvolve a autonomia das crianças?

Aqui, no colégio Lato Sensu, as crianças são estimuladas na construção da autonomia na Educação Infantil e a desenvolverem outras habilidades que são importantes para a sua formação integral.

Através do brincar, as crianças aprendem, experimentam o ambiente, desenvolvem suas relações sociais, criam e reproduzem seu contexto social, sendo um processo onde a autonomia é estimulada. Temos uma brinquedoteca à disposição das crianças e educadores, com jogos pedagógicos que ajudam no desenvolvimento integral e aprendizado dos alunos. É um ambiente lúdico, voltado para que as crianças aproveitem e divirtam-se

A proposta pedagógica desenvolvida pelo Colégio Lato Sensu está alicerçada em valores como a responsabilidade e o respeito. A excelência acadêmica é um hábito em nossa escola e representa um pilar essencial em nossa proposta. Dentre os diferenciais do Lato Sensu estão os resultados, os vínculos, o acompanhamento individualizado, o compromisso da equipe com a proposta e a filosofia da escola, a transparência nas ações e o trabalho em equipe. Todos esses valores e diferenciais são trabalhados desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.  

Fazemos da escola um espaço fomentador de conhecimento, de criticidade, de diálogo e, principalmente, de convívio ético, pronto para acolher tanto as necessidades coletivas, quanto individuais das crianças e das famílias.

A escola sozinha não conseguiria desempenhar suas funções educativas diante de todos os desafios se não tivesse o contínuo apoio da família.

Os projetos desenvolvidos na Educação Infantil em Manaus, do Colégio Lato Sensu, têm como foco o desenvolvimento de inúmeras habilidades, dentre elas, a autonomia. 

Projeto Mundo Lato Literário: promove o estímulo à leitura através do trabalho contínuo ao longo do ano com diversos títulos da Literatura Infantil, abordando temáticas ricas para cada faixa etária, potencializa a imaginação, a criatividade e a argumentação e favorece meios para as crianças se expressarem e participarem.

Projeto Trânsito: vivência que propicia momentos práticos de cidadania em relação às regras de trânsito e a importância de respeitá-las. Onde as crianças conseguem exercer seu protagonismo em situações elaboradas para estimular a construção de autonomia através dos direitos de conviver, brincar, se expressar e participar.

Projeto Reciclagem: desenvolve a criatividade, aguça a percepção de valores importantes sobre sustentabilidade, além de propiciar a manipulação de alguns materiais que costumam ter como destino o lixo, transformando-os em brinquedos. Através destas situações, as crianças exercem o direito de explorar, expressar, participar, brincar, fomentando a autonomia.

Assim, compreendendo a importância da autonomia para as crianças, algumas atividades desenvolvidas nos projetos acima valorizam o direito da criança de exercer o seu protagonismo estimulando o processo de construção de autonomia durante o seu percurso na Educação Infantil. Aqui no Lato Sensu, um importante colégio particular em Manaus, você se sentirá seguro em saber que está matriculando o seu filho no local certo.

Mas, qual a importância e a etapa da Educação Infantil (conceito) para as crianças? Confira este post em nosso blog e entenda como se dá essa etapa educacional, tanto em conceito quanto em prática!

Quero saber sobre a importância da Ed. infantil!

Postado por Lato Sensu

19 de março de 2021

Palavras chave:

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

    Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

    Termos de Uso|Politica de Privacidade
    Ligarclique para ligar