logo colégio lato sensu

Do Ensino Fundamental 2 ao Médio: a importância dessa transição

[caption id="attachment_28739" align="aligncenter" width="970"]Alunos do Ensino Fundamental 2 do Lato Sensu *Foto tirada antes da pandemia do Coronavírus[/caption]

O Ensino Médio é um dos períodos mais importantes para pais e alunos, uma vez que, nele, dá-se início à preparação do aluno para o ENEM e os vestibulares, para que se consiga ingressar no Ensino Superior, alcançar seus objetivos e projetos e ter uma boa vida acadêmica e profissional.

Neste post, explicaremos qual a importância da transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio feita de maneira inteligente e natural para o desenvolvimento dos alunos, bem como daremos algumas dicas de como tornar esse processo mais fácil.

Qual a importância da transição do Ensino Fundamental 2 para o Médio?

Como falamos anteriormente, o Ensino Médio é um período muito importante para os estudantes, uma vez que eles serão preparados de maneira mais efetiva para a realização do ENEM e dos vestibulares.

Muitos dos assuntos e conteúdos que abordados nessas provas já foram estudados nos anos finais do Ensino Fundamental, por isso, acabam passando por uma revisão mais aprofundada durante o Ensino Médio.

A dinâmica do Ensino Médio é um pouco diferente da que os alunos estão acostumados a ver durante o Ensino Fundamental. Além de um horário estendido com mais tempos de aula, espaços ampliados de contraturno, aulas experimentais e movimentos interdisciplinares, o Novo Ensino Médio abrirá também a oportunidade de itinerários de formação específicos e individualizados.  

Dessa maneira, essas são algumas razões para que o aluno tenha um boa transição entre o Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio, para que esse processo seja feito de forma natural.

Por que é interessante fazer essa transição dentro de um mesmo colégio?

Uma das recomendações para que essa transição tenha o mínimo de problemas para o aluno e seus pais é que o jovem estude em um colégio que ofereça o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, não existindo a necessidade de mudança de instituição.

Além disso, os alunos já estão mais habituados com os professores e com a própria dinâmica do colégio. Ao ir para uma nova instituição, ele deve se adaptar à dinâmica do local, fazer novos amigos e conhecer os seus novos professores.

Mesmo que essa seja uma maneira de o adolescente aumentar o seu círculo social, isso pode acabar tendo um resultado não tão benéfico, uma vez que ele pode não conseguir se adaptar ou não conseguir se enturmar com os demais estudantes.

Dessa maneira, procure investir em um colégio que ofereça os ensinos fundamental anos finais e médio e evitar que o seu filho tenha de mudar de instituição.

Como tornar esse processo mais fácil?

Agora que você já entendeu a importância desse momento de transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e por que o aluno deve se manter no mesmo colégio durante o fim da Educação Básica, está na hora de conferir algumas dicas de como os pais podem ajudar nesse processo em parceria com o colégio.

Faça com que o aluno invista em atividades extracurriculares

Esse pode ser um momento muito estressante para o estudante, por isso, é interessante fazer com que ele participe de atividades extracurriculares para conseguir espairecer e, ainda, manter-se saudável por meio da prática de exercícios regulares.

Aqui, no colégio particular em Manaus, o Lato Sensu, oferecemos algumas atividades como dança, futsal e pensamento computacional para os alunos do Ensino Fundamental, bem como basquete e futsal para os alunos do Ensino Médio.

Deixe que o aluno faça o Ensino Fundamental e o Ensino Médio na mesma instituição

Reforçando o que falamos anteriormente, faça com que seu filho curse o Ensino Fundamental e Médio em um mesmo colégio, para que não sofra grandes impactos durante essa transição.

Além disso, ele se sentirá melhor amparado com os professores, os alunos, a orientação escolar e a coordenação que ele já conhece e tem uma certa relação, sentindo-se mais livre para expor as suas dificuldades.

Esteja presente na vida escolar do seu filho

O colégio tem um papel fundamental para facilitar essa transição, mas os pais também precisam estar cientes de que esse pode ser um momento difícil para os seus filhos, e que eles precisam de apoio em casa também.

Busque conversar com o seu filho sobre as suas expectativas e os seus receios quanto ao ingresso no Ensino Médio, além de se mostrar aberto para ajudá-lo em qualquer dificuldade que possa ter durante esse momento.

Sugira que o seu filho converse com os professores

Outra maneira de ajudar os seus filhos durante esse período de adaptação e mudanças é incentivar que eles enxerguem grandes companheiros em seus professores. Eles podem ter informações mais precisas sobre os desafios do Ensino Médio, as atualizações dos exames vestibulares e estão aptos a auxiliar os alunos nesse novo desafio.

Juntos, o colégio e os pais podem identificar problemas que podem atrapalhar o desenvolvimento das crianças e propor soluções e melhorias para que elas consigam passar por essa fase com a maior absolvição de conhecimento possível.

Nosso setor de Orientação Educacional realiza um acompanhamento individualizado e muito próximo de cada aluno e família. Pode confiar!

Ajude os alunos a estudarem em casa

O Ensino Médio conta com assuntos mais complexos do que os abordados no Ensino Fundamental, por isso, é necessário que os alunos tenham o hábito de estudar diariamente em casa para acompanhar os assuntos, atualizar os conteúdos, aprofundar as informações, bem como realizar seus deveres de casa.

Os pais podem participar desse momento, seja ajudando na resolução das atividades, seja ajudando os seus filhos a organizarem um cronograma de estudos ou mesmo oferecendo apoio moral e emocional para que eles consigam ter um bom desempenho no colégio.

Quando estimulados, os estudantes se sentem mais confiantes e amparados pelos pais e pelo próprio colégio, conseguindo externar suas dificuldades e focar em seus momentos de estudo, tanto em casa quanto no colégio, com professores e demais alunos.

Se o seu filho tiver alguma dificuldade em determinado assunto, você notará isso com maior rapidez e, assim, conseguirá comunicar a equipe da Escola que conta com diversos espaços de reforço, plantão de dúvidas e oficinas.

Assim, entendendo a importância do momento de transição do Fundamental 2 para o Ensino Médio, além de receber algumas dicas de como ajudar seu filho nesse momento, você conseguirá fazer com que ele passe dessa fase mais preparado para enfrentar o Ensino Superior e qualquer outro novo desafio.

Quer saber mais sobre o que seus filhos estão aprendendo? Então, entenda o que é a Base Nacional Comum Curricular e quais são as suas diretrizes!

Quero saber mais sobre a BNCC!

Postado por Lato Sensu

3 de março de 2021

Palavras chave:

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

    Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

    Termos de Uso|Politica de Privacidade
    Ligarclique para ligar