logo colégio lato sensu

Ensino Médio: como é o preparo dos alunos para os vestibulares?

[caption id="attachment_28838" align="aligncenter" width="970"]Aluna do Ensino Médio do Lato Sensu *Foto tirada antes da pandemia do Coronavírus[/caption]

Quando os estudantes chegam ao Ensino Médio, uma das principais preocupações é com a realização do ENEM e dos vestibulares, já que essas são as principais portas de entrada para o ingresso no Ensino Superior.

Neste post, explicaremos qual a importância dos vestibulares, por que o Ensino Médio é tão importante para essa fase e como as instituições têm incentivado seus alunos a estudarem e terem bons resultados nas provas.

Qual a importância dos vestibulares?

Os vestibulares são uma das principais portas de entrada dos estudantes para o Ensino Superior. Eles são constituídos de provas que, a depender da pontuação nas diferentes áreas, permitem que os melhores colocados consigam uma vaga no curso pretendido.

Muitas escolas têm focado o Ensino Médio para que os estudantes prestem os vestibulares e o ENEM e, assim, consigam o seu diploma no Ensino Superior e tenham certa vantagem no mercado de trabalho.

Quanto melhor o conhecimento adquirido pelo aluno no Ensino Médio, maiores são as chances de ele ingressar em uma boa faculdade e ter uma carreira profissional bem-sucedida.

Por serem provas muito importantes, muitas escolas e muitos pais incentivam os estudantes a estudarem bastante, e estarem bem preparados para realizar uma avaliação que aborda diversos conhecimentos referentes ao todo ciclo da vida acadêmica. 

Qual a importância do Ensino Médio para a realização do vestibular?

A maior parte dos assuntos cobrados no ENEM e vestibulares são vistos ou revisados no Ensino Médio. Nossa preparação é constante e contínua, iniciando no Ensino Fundamental e sendo aprimorada e aprofundada no Ensino Médio. 

Além disso, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental realizamos simulados para que o nosso aluno esteja inserido e familiarizado com a cultura avaliativa, durante o Ensino Médio os alunos começam a entender ainda melhor como funcionam os vestibulares e os simulados e a testar os seus conhecimentos e outras habilidades, como concentração e gestão de tempo.

Entretanto, é importante levar em conta que o psicológico dos estudantes também precisa ser trabalhado, uma vez que o estresse com a quantidade de matérias e horas de estudo e a pressão para se conseguir uma boa nota podem causar problemas como ansiedade. Além disso, também é importante entender  o que estudar para o vestibular.

É preciso ter momentos para relaxar e aprender de uma forma mais descontraída para que o estudo não se torne algo pouco estimulante, o que faz com que grande parte dos alunos desista de estudar.

Como os alunos são preparados para os vestibulares no Lato Sensu?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funciona o ENEM e os vestibulares, bem como qual a importância da escola, especificamente do Ensino Médio, para um bom desempenho nessas provas, está na hora de entender como se dá essa preparação para esses eventos.

Amadurecimento do aprendizado da Educação Básica

Muitos dos assuntos e conteúdos que são estudados durante o Ensino Médio já foram apresentados durante os segmentos anteriores, por isso, buscamos maneiras contextualizadas e diversificadas, como aulas multi e interdisciplinares para reforçar  e aprofundar os conteúdos para as provas de vestibular.

Investimos em um rigoroso acompanhamento para garantir a aprovação dos estudantes, além disso, entre os anos de 2009 e 2019, fomos 7 vezes o 1º lugar no ranking dos colégios que tiveram os melhores desempenhos no ENEM.

Dar atenção para a redação

A redação é um dos pontos mais importantes para se conseguir uma boa nota no ENEM e nos vestibulares. Ela é realizada para avaliar as capacidades do aluno que não podem ser analisadas por meio das questões de múltipla escolha.

Capacidade de argumentação, maturidade para a defesa de argumentos e avaliação dos conhecimentos na área de atualidade são algumas das funções da redação e que podem ser treinadas durante o Ensino Médio.

Por isso, no Lato Sensu, nossos alunos trabalham as competências de leitura e escrita em projetos desde a Educação Infantil e seguem numa constância semanal de produções textuais, onde a prática leva ao aperfeiçoamento. 

No Ensino Médio, além das aulas semanais de Redação, também realizamos Oficinas de escrita visando o atendimento individual das dificuldades e conseguimos otimizar ainda mais o nosso processo com uma plataforma de correção específica para as competências dos vestibulares. 

Realizar simulados, revisões e viradões de conteúdo

Os simulados são um meio prático de treinar efetivamente para o ENEM e os principais vestibulares. Os alunos terão em mãos provas com questões que já foram utilizadas em versões anteriores e também questões inéditas (pré testadas para o TRI), além de ter o mesmo tempo e as mesmas condições para a realização da prova.

Dessa maneira, os estudantes podem treinar outros aspectos que são levados em consideração na hora da prova, como pontualidade, gestão de tempo, organização, atenção com o que deve ser levado, entre outros aspectos.

Investir em atividades experimentais

O conhecimento prático é uma ótima maneira de aprender e fixar o conhecimento adquirido pelos estudantes. É uma oportunidade dos alunos contextualizar e ressignificar os conteúdos, se familiarizando com os assuntos trazidos para a sua realidade e o seu dia a dia.

Por isso, investimos em tecnologias e dinâmicas experimentais para que os estudantes consigam aprofundar e diversificar os conhecimentos , e ter um ótimo desempenho no ENEM e nos vestibulares, consolidando conhecimentos importantes em sua vida adulta profissional e pessoal.

Ter um bom planejamento escolar

É importante que a instituição de ensino tenha um plano escolar, que possa orientar todo o colégio a preparar os alunos para o ingresso no Ensino Superior por meio das provas de vestibular.

Assim, é possível elaborar o calendário escolar levando-se em conta esse evento, auxiliando os professores com os assuntos que devem ser abordados durante essa época, bem como o agendamento dos simulados que serão feitos.

Conhecer bem o edital da prova

Apesar de existirem vários vestibulares para diferentes universidades e faculdades do país, o ENEM é uma das principais maneiras de se ingressar no Ensino Superior. Dessa maneira, é interessante estudar o seu edital e entender os assuntos que caem com mais frequência nas provas.

É possível que qualquer um acesse o Edital do ENEM pelo site oficial da prova. E assim, elaborar um calendário escolar que compreenda as necessidades pedidas pela prova com relação aos participantes.

É importante fazer uma avaliação anual dos editais de cada ano, já que podem ocorrer mudanças nos assuntos ou na dinâmica da prova, permitindo que o colégio saia na frente e prepare os alunos para essas mudanças.

Assim, entendendo a importância do Ensino Médio para o ingresso do ensino superior, as estratégias que são utilizadas para preparar os alunos e como estudar para o ENEM e os vestibulares, você entende melhor como é feita essa preparação e como ajudar os seus filhos a terem um melhor rendimento.

Quer saber mais sobre o colégio particular em Manaus Lato Sensu? Então, acesse o nosso site!

Visite nosso site!

Postado por Lato Sensu

8 de março de 2021

Palavras chave:

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

    Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

    Termos de Uso|Politica de Privacidade
    Ligarclique para ligar