Retorno às aulas presenciais – Infantil, 5º e 9º ano (Unidade Rio Branco)

By 8 de março de 2021novembro 22nd, 2022Uncategorized

O momento de retorno às aulas presenciais se aproxima. Recebemos a notícia com imensa alegria por poder estar com nossos estudantes, nossa equipe e toda a comunidade escolar novamente, nas dependências do Colégio Lato Sensu.

O decreto publicado na segunda-feira, 01/03, autoriza a retomada das atividades presenciais nas escolas a partir dessa data. As normativas são as mesmas informadas anteriormente pelo Governo, referentes à primeira fase da retomada, com capacidade de 30% para as turmas da educação infantil, 5º (quinto) ano do ensino fundamental I, 9º (nono) ano do ensino Fundamental II.

Informamos aos senhores que retomaremos as aulas presenciais da Educação Infantil, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental no dia 09/03, terça-feira. A partir de hoje, daremos andamento aos processos que antecedem a volta das atividades presenciais e que são essenciais para garantirmos que todos os protocolos serão cumpridos e, dessa forma, assegurar a segurança e o bem-estar de nossa comunidade escolar.

Essa data está alinhada ao plano de retomada do Governo do Estado e às normativas emitidas até o momento e segue sujeita a possíveis alterações, tendo em vista novas orientações que eventualmente sejam definidas pelos órgãos competentes, bem como alterações no cenário do COVID em nossa cidade. Caso alguma mudança seja necessária, informaremos imediatamente aos senhores.

A exemplo do que vivenciamos ao longo de 2020, uma série de medidas e protocolos foram incorporados às nossas rotinas, para garantir a segurança e o bem-estar de todos nesse momento tão esperado que é o retorno à escola. O plano de retomada que adotamos diante do cenário pandêmico, ainda em 2020, foi validado em suas diversas frentes pela Consultoria Einstein para COVID-19, que também nos orienta tecnicamente em 2021, agregando a reconhecida qualidade do Hospital Israelita Albert Einstein à busca constante da nossa escola por soluções que impactem positivamente o processo de aprendizado, especialmente nesse cenário vivido de pandemia e de todas as suas especificidades. Acesse a apresentação do PLANO DE RETOMADA do Lato e também o GUIA DE ROTINA no Agenda Edu ou em nosso site. Sugerimos que a sua família leia em conjunto!

Medidas de triagem, distanciamento, higienização, sanitização, acolhimento e saúde emocional; além de um planejamento pedagógico estruturado para o acompanhamento de nossos alunos em suas necessidades, foram estruturados. Uma série de adaptações foram feitas na rotina de cada segmento de ensino, a exemplo do que praticamos em 2020. Horários de entrada e saída e rotinas como o lanche, por exemplo, foram ajustados. Todas essas especificidades serão descritas no INFORMATIVO DE ROTINA de cada segmento, a ser encaminhado em breve aos senhores.

Nossa escola está preparada para retomar as aulas presenciais/híbridas com a máxima prevenção e segurança. Dessa forma, asseguramos dois princípios valiosos para nós: a preservação da vida e a segurança da nossa comunidade escolar. Vale lembrar, também, que estamos estruturados para as aulas on-line e as famílias, se assim optarem, poderão seguir apenas no modelo virtual.

Nesse sentido, liberamos duas consultas imprescindíveis, que devem ser preenchidas pelos responsáveis de TODOS os segmentos – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e que podem ser acessadas pelos links a seguir:

1 – MAPEAMENTO DISCENTE QUANTO AO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS E GRUPOS DE RISCO, no qual os Senhores indicarão se a criança/o aluno se enquadra nos grupos de risco e sua decisão quanto ao retorno presencial ou permanência no modelo 100% online;

2 – REFORÇO DE PROTOCOLOS E DECLARAÇÃO DE ACEITE, no qual os Senhores informarão seus dados e darão ciência quanto ao retorno presencial da criança/do aluno, nos termos previstos no documento.

A resposta e o aceite a esses dois documentos são indispensáveis para estruturarmos a retomada, garantindo que os alunos cujas famílias assim decidirem, possam estar frequentando as aulas presenciais e aos alunos do grupo de risco e àqueles que assim optarem, a continuidade do processo educacional no modelo não presencial.

Ainda esta semana, liberaremos para Educação Infantil, 5º ano e 9º ano o FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS E FAMILIARES COM SÍNDROME GRIPAL, que deverá ser preenchido sistematicamente, sempre na segunda e na quarta, para Educação Infantil e 5º ano e 9º ano grupo “A” e na terça e quinta 9º ano grupo “B”, informando situações de saúde da criança que estará vindo presencialmente para a escola e de seus familiares. Reforçamos que caso a criança apresente qualquer sintoma, ou tenha tido contato com casos suspeitos ou confirmados de COVID, deverá permanecer em casa.

Zelo e diligência serão constantes, também, na retomada das atividades presenciais. Ressaltamos que nos alinhamos às medidas definidas pelos órgãos competentes e reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar dos nossos alunos, famílias e colaboradores. Seguiremos os referidos protocolos com disciplina e responsabilidade. Em sintonia, família e escola, todos juntos em prol da saúde e segurança de nossos alunos e de nossa comunidade escolar.

Agradecemos a confiança e a colaboração e continuamos à disposição para mais esclarecimentos, através dos nossos canais. Agenda Edu e telefones (3222-7416- 3244-1122- 99241-6339- 99213-2392-99250- 2921- 99203-3860- 99205-8833).