
*Foto tirada antes da pandemia do Coronavírus
A importância da Educação Infantil, nos primeiros anos de educação da criança são muito importantes, já que é nesse momento em que ela aprenderá os conceitos básicos das matérias, começará a socializar e desenvolverá outras habilidades essenciais para o seu crescimento.
Neste post, explicaremos o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação Infantil no Brasil, qual a sua importância para pais e alunos e como ela é composta, mostrando os principais aspectos e o que as crianças aprendem durante essa etapa da sua educação.
O que é Educação Infantil?
No plano de aula da Educação Infantil é a primeira etapa do aprendizado da criança, onde começará a ter uma vida fora do convívio familiar, além de ser instruída para o seu desenvolvimento social, de linguagem e coordenação motora.
Em geral, a Educação Infantil compreende o período de estudo que vai dos 0 aos 5 anos de idade, entretanto, a inserção em uma escola só é obrigatória a partir de 4 e 5 anos.
Atualmente a Educação Infantil é dividida em creche (crianças de 0 a 03 anos) e pré-escola (crianças de 04 a 05 anos), nesse sentido o cuidar, educar e brincar na Educação Infantil é de fundamental importância e pode contribuir significativamente para a construção de conhecimentos e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança, preparando-a para fases/segmentos posteriores da Educação Básica que são o Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.
Qual a sua importância?
A Educação Infantil é uma das etapas mais importantes para o desenvolvimento de uma criança, uma vez que ela é a base para as demais fases de aprendizado. A BNCC define a EI como a primeira etapa da Educação Básica, o Ensino Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.
Os profissionais atuantes na Educação Infantil aprimoram sua performance a partir de inúmeras referências, enxergando a necessidade de despertar uma postura mais estimuladora diante do protagonismo das crianças, percebendo, assim, que aprendem em suas interações e, respeitando os direitos de aprendizagem, assegurando a participação ativa delas em suas vivências escolares. O professor deve propor atividades bem planejadas, afinal, elas precisam de tempo e espaço para se expressar e de um olhar especial baseado em práticas que vinculam o cuidar e o educar.
Como é a Educação Infantil no Lato Sensu?
No Colégio Lato Sensu, a Educação Infantil propicia principalmente a vivência social, o respeito, o desenvolvimento da autonomia e de processos cognitivos que, mais à frente, serão maturados. É nela que se inicia uma caminhada significativa em nossa escola.
O trabalho realizado pela equipe da Educação Infantil objetiva proporcionar à criança uma rotina diária de experiências ricas, de interações positivas e significativas para o universo infantil. Através de atividades pedagógicas e recreativas que envolvem a socialização de saberes, o compartilhar, o brincar e o estímulo ao desenvolvimento da imaginação, a criança se organiza de forma independente e autônoma preparando-se para a construção de sua autoconfiança.
No Lato Sensu, as vivências e atividades oferecidas às crianças são feitas de maneira que elas possam se desenvolver de maneira plena e efetiva, já que essa etapa é muito importante para o seu desenvolvimento motor e social.
Buscamos estimular o convívio com outras pessoas, principalmente com adultos e crianças da sua faixa etária, além de se comunicar, se expressar, interagir, socializar, desenvolver autonomia e criar.
Sabemos que o currículo, na Educação Infantil, é composto pelo cotidiano das crianças com a vivência de ricas experiências, protagonizando seus aprendizados. Dessa forma, em nossa escola, temos caminhado no processo de alinhamento de nossas práticas com a BNCC, reafirmando a intencionalidade educativa que norteia o nosso fazer pedagógico e garantindo os direitos de aprendizagem preconizados pela BNCC.
Investimos constantemente para que o Lato Sensu propicie um ambiente seguro e feliz para as crianças. Além disso, temos a nossa principal marca, que são os valores que norteiam a nossa proposta pedagógica: respeito e responsabilidade.
Brinquedoteca
É na relação com o brinquedo que a criança expressa as suas vivências, ou seja, é no momento de brincar que a criança representa o mundo em que vive, significando, reproduzindo e construindo seu repertório cultural. Através do brincar, as crianças aprendem, experimentam o ambiente, desenvolvem suas relações sociais, criam e reproduzem seu contexto social, sendo um processo onde a autonomia é estimulada. Temos uma brinquedoteca à disposição das crianças e educadores. É um ambiente lúdico, voltado para que as crianças aproveitem e divirtam-se
Nas brincadeiras em grupo, a criança começa a entender o que é compartilhar, o que é cooperação e a importância de se trabalhar em equipe. A brinquedoteca é um espaço voltado para a convivência das crianças com outras crianças e adultos e, através disso, entender como elas se expressam, participam e se organizam no grupo.
Experiência bilíngue
O Programa Integral Bilíngue traz uma rotina rica de atividades: acompanhamento de tarefas, música, dança, esporte, teatro, pensamento computacional. Além da ampliação da carga horária de estudos da Língua Inglesa, expandindo a exposição da criança ao idioma com imersão diária na língua.
Especialmente para a criança da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, o acompanhamento diário é realizado através de um comunicado na agenda. No comunicado contemplamos os seguintes aspectos: comportamento/motivação, banho, alimentação, escovação, sono/descanso, evacuação, realização das tarefas, participação nas aulas de inglês e, também, nas demais aulas.
Está procurando um colégio particular em Manaus para o seu filho? Então venha para o Colégio Lato Sensu, estamos com matrículas abertas!