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Ensino Fundamental 1: 6 exemplos de estratégias pedagógicas

By 2 de julho de 2021novembro 22nd, 2022Ensino Fundamental, Proposta Pedagógica

Ensino Fundamental 1: 6 exemplos de estratégias pedagógicas

Para garantir uma educação mais dinâmica e efetiva, o corpo docente pode se utilizar de diferentes propostas pedagógicas e adaptar seu conteúdo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de que as crianças tenham, realmente, a vontade de continuar aprendendo.

Neste post, mostraremos 5 exemplos de atividades pedagógicas feitas pelas instituições de Ensino Fundamental anos iniciais para que você possa entender melhor como seu filho aprende e, até mesmo, colocar em prática algumas delas nos estudos em casa.

Mas o que é proposta pedagógica?

Quando falamos de proposta pedagógica, estamos falando das diretrizes básicas buscadas pela instituição de ensino visando oferecer aos estudantes a conquista e o desenvolvimento de diferentes competências que serão indispensáveis para a sua jornada pessoal e estudantil.

Ou seja, são metas educacionais a serem alcançadas e que a escola pretende ofertar como resultado aos pais e às mães que confiam a educação dos seus filhos a essa instituição, seja na Educação Infantil, seja no Ensino Fundamental 1 e 2 ou Ensino Médio.

Criadas e baseadas de acordo com os princípios e as exigências do Conselho Nacional da Educação e (nas Diretrizes) Curriculares Nacionais (DCN), cada colégio tem o poder de delimitar os seus objetivos e dar ênfase em algumas dessas competências como forma de construir a identidade do seu trabalho.

Atividades para pôr em prática as estratégias pedagógicas

Sabendo da importância de um projeto pedagógico sólido, algumas estratégias de ensino-aprendizagem são necessárias a fim de se garantir a assimilação dos conteúdos, a construção de conhecimentos sólidos e que sejam relacionados e aplicáveis à vivência social,  e o desenvolvimento socioeducacional de crianças e jovens.

Algumas dessas metodologias favorecem não só o aprendizado dentro da sala de aula mas também para além delas. Confira, abaixo, 6 excelentes estratégias para colocar em prática um projeto pedagógico de qualidade!

1. Estratégias pedagógicas

Durante toda a trajetória escolar desse estudante, há um aprofundamento das aprendizagens construídas, maior sistematização dos conhecimentos e ampliação da autonomia intelectual por meio de práticas e estratégias pedagógicas diversas, visando oferecer um ensino pleno para as crianças e jovens. 

Por isso a importância da realização de atividades diversas sempre mediadas pelo Professor e socializadas com os colegas, assim, juntos podem explorar e construir diálogos mais assertivos e complementares.

2. Dinâmicas, discussões e trabalhos em grupo

Uma maneira de trabalhar a sociabilidade dos estudantes do Ensino Fundamental 1, bem como o senso de trabalho em equipe e liderança é realizar trabalhos em grupo e, ainda, garantir o aprofundamento e enriquecimento do conhecimento. Essa também é uma estratégia para incentivar o debate em classe e a participação de todos.

Ao realizar as dinâmicas em grupo, os estudantes podem pensar juntos na resolução de um problema, entender diferentes pontos de vista e chegar a um consenso do que pode ser bom para todos.

3. Aulas práticas

As aulas práticas permitem que os alunos vejam os assuntos tratados em sala de maneira mais próxima da sua realidade e do seu dia a dia, já que, muitas vezes, as matérias só são ofertadas em teoria ou no formato de exercícios.

Os alunos conseguem experienciar e colocar na prática temas antes vistos apenas de maneira teórica, sendo uma forma de treinar diversos assuntos e habilidades que podem ser cobrados em seu meio profissional. 

4. Desenvolvimento socioemocional

Na proposta do colégio, são pilares educacionais o respeito e a responsabilidade. Para colocar em prática, durante a semana os alunos têm uma aula do programa para desenvolverem essas competências, administrado por professores com formação, incluindo sistema avaliativo para garantir a evolução e assimilação.

Com base em uma metodologia ativa e reflexiva e através de uma matriz que traz conteúdo e objetivos para esse desenvolvimento, a proposta é proporcionar um ambiente seguro para que crianças e jovens possam colocar em prática emoções e  vivências que envolvam o diálogo empático, respeitoso, crítico e colaborativo, visando o seu crescimento não só como aluno, mas também como futuro cidadão.

5. Oferta de programa integral bilíngue e atividades extras em contraturno

Sendo uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento em um mundo cada vez mais multicultural, a formação bilíngue é uma das conquistas que possibilita a ampliação do horizonte de oportunidades para os estudantes, seja na vida acadêmica, seja na carreira profissional.

Sabendo disso e estando incluído no projeto pedagógico das melhores instituições de ensino, a oferta de um programa integral bilíngue é uma maneira eficaz e prática de garantir não só a aprendizagem da língua, mas também a imersão diária no idioma por meio de atividades e projetos.

Esse aprofundamento é uma estratégia que garante resultado aos alunos e tranquilidade para os pais, que podem ter a certeza de que o investimento trará bons frutos para o futuro do seu filho. O ensino integral é uma das maneiras de explorar ainda mais a rotina, proporcionando experiências e atividades complementares que farão toda a diferença no desenvolvimento de crianças e jovens.

As modalidades oferecidas em contraturno, como dança, música, esportes e outros, também são uma oportunidade de estender e enriquecer o currículo e a experiência de aprendizagem e formação.

Além de potencializar competências ligadas à saúde do corpo e da mente, explorar o contraturno dos estudantes é uma maneira de proporcionar qualidade ao tempo fora das salas de aula, engajando os estudantes a otimizar e organizar seu tempo livre com qualidade e benefícios.

6. Simulados

Por meio de avaliações recorrentes e com formato similar a avaliações de larga escala, que trazem indicadores de qualidade (a exemplo do Saeb e do PISA), bem como ao aplicado em vestibulares por todo o país, a realização de simulados é uma maneira efetiva de, simultaneamente, atingir dois objetivos. O primeiro deles é mensurar a qualidade do ensino aplicado, servindo como ferramenta de análise da eficiência do ensino-aprendizagem que é oferecido em sala de aula diariamente

O segundo propósito a ser alcançado, durante a realização de simulados, mais especificamente a partir do EF II, é iniciar desde cedo o preparo dos estudantes para o formato mais denso encontrado nos vestibulares. Dessa forma, os alunos são estimulados a desenvolver e praticar seus métodos de realização de provas pensando a longo prazo e se preparando de maneira satisfatória para atingir um bom desempenho no vestibular de sua escolha.

E então, conseguiu entender quais são as principais estratégias pedagógicas utilizadas no Ensino Fundamental para potencializar o estudo das crianças? Dessa maneira, você conseguirá entender como seus filhos podem aprender de maneira efetiva e, até mesmo, promover algumas dessas estratégias dentro de casa.

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